sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FLORESTAS TROPICAIS E SUBTROPICAIS.

Também conhecidas como florestas tropicais pluviais, são um bioma tropical e subtropical.

As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são encontradas em um cinturão em torno do equador e nos subtrópicos úmidos; caracterizam-se por climas quentes, úmidos e com alta taxa de pluviosidade.

As regiões tropicais e subtropicais com baixa pluviosidade ou estações úmida e seca distintas abrigam florestas tropicais e subtropicais secas de folhas largas e florestas tropicais e subtropicais de coníferas. As florestas pluviais temperadas também ocorrem em algumas regiões costeiras temperadas úmidas.

As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são comuns em várias ecorregiões terrestres, incluindo partes da Afrotrópica (África equatorial), Indomalaia (partes do subcontinente indiano e sudeste da Ásia), Neotrópica (norte da América do Sul e América Central), Australásia (leste da Indonésia, Nova Guiné e norte da Austrália), e Oceania (as ilhas tropicais do Oceano Pacífico. Cerca de metade das florestas pluviais do mundo estão no Brasil.

As florestas tropicais cobrem atualmente menos de 6% da superfície continental e insular da Terra. Estima-se que mais da metade de todas as espécies de plantas e animais do mundo vivem em florestas pluviais tropicais. As florestas pluviais tropicais produzem 40% do oxigênio da Terra.

CARACTERÍSTICAS:

  • Água:com alta taxa de umidade
  • Temperatura: sempre quente
  • Solo: pobre e fino, composto pela decomposição de frutas , animais e plantas
  • Plantas: presença de variadas espécies
  • Animais: presença de varias espécies

Nenhum comentário:

Postar um comentário